Sustentabilidade empresarial e gestão de resíduos: como conciliar?

sustentabilidade empresarial

Atualmente, pensar e agir em prol da sustentabilidade empresarial é algo fundamental quando o assunto se trata de unir tecnologia e a economia, com ações sustentáveis. E para isso ocorrer de uma forma adequada, devemos nos preocupar com diversos pontos da sustentabilidade empresarial, como por exemplo fazer um bom gerenciamento de resíduos.

Veja logo abaixo como unir os dois, na prática!

 

O que são Resíduos Sólidos?

Por definição é: “todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade”.

Ele pode ser transformado para se tornar útil novamente, através de uma recuperação e tratamento adequado, havendo um descarte correto para o resíduo.

Esses resíduos pertencem a parte urbana, tendo que haver um cuidado de como ele irá ser manuseado para fazer o seu descarte correto.

Caso isso não ocorra, gerará um impacto ambiental muito grave, acarretando em diversos problemas ambientais como gases poluentes, contaminação e prejudicando a saúde de animais.

Os principais resíduos encontrados na parte urbana são plásticos, papel, papelão, material orgânico, metal, vidro e entre outros componentes.

Portanto, a sustentabilidade empresarial é algo que visa melhorar o ambiente através do gerenciamento de resíduos, principalmente quando os cuidados referem-se às áreas urbanas.

 

Porque gerenciar resíduos?

A principal função nesse papel é garantir a preservação e a integridade do meio ambiente e da saúde pública. Além disso, esse é um procedimento que visa reduzir os resíduos através do seu tratamento, de modo a realizar o descarte ambientalmente adequado.

Nesse sentido, é possível concluir o quanto a sustentabilidade empresarial é fundamental para manter toda essa integridade e preservação do meio ambiente na qual fazemos parte.

Mas você já se perguntou como?

 

Como unir a sustentabilidade empresarial e gerenciamento de resíduos?

Existem diversas maneiras de criar uma ponte entre empresa e sustentabilidade, desde coisas simples até as mais complexas.

Veja agora algumas atitudes simples que sua organização pode se adequar e ao mesmo tempo estar contribuindo para uma melhor coleta, gerenciamento e descarte dos resíduos.

 

Utilize menos papel

Aproveite que estamos na era digital para enviar arquivos e outras papeladas. Busque utilizar mais o computador, sem necessariamente ter que imprimir, ou usar alguma outra folha.

Com programas como o Google Docs que permite escrever, editar e colaborar online gratuitamente e o Dropbox, um serviço gratuito que facilita a sincronização e o compartilhamento de arquivos, é mais fácil do que nunca eliminar a quantidade de papel que você usa no local de trabalho.

Além de optar por um sistema online para o controle dessa documentação, caso seja muito importante o uso do papel em alguns momentos, use folhas reutilizáveis ou de rascunho.

Pegue aquela folha já usada mesmo, e use ela do outro lado, assim você consegue economizar o papel de uma maneira bem simples.

 

Evite embalagens descartáveis

Embalagens descartáveis acabam acumulando muitos resíduos de maneira desnecessária. Além do gasto a mais que a organização acaba tendo em comprar embalagens descartáveis, essa mesma atitude acaba causando um maior prejuízo ambiental de uma maneira que poderia ser facilmente evitada.

Sabe aquele copo de plástico?

Ao invés disso, que tal dar uma garrafinha de água ou até uma caneca aos seus funcionários?

Isso vai fazer com que o seu colaborador sempre utilize seu produto, sem precisar ficar gastando copo plástico cada vez que vai tomar um gole de água.

 

Separe o seu lixo

Pode parecer algo banal, mas é de extrema importância e ajuda que você e sua organização esteja se esforçando para o descarte correto dos resíduos gerados.

Existem várias formas simples de se fazer essa separação, como colocar várias lixeiras pela organização orientando o que deve ser descartado naquele lixo, por exemplo.

Isso criará uma melhor organização para o descarte desses resíduos, além de fazer uma boa reciclagem, pois o material vai estar dividido de forma correta para ganhar uma nova vida e função.

 

Inicie uma compostagem para sua empresa

A compostagem é considerada uma alternativa correta e segura, além de atender à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e ter importância estratégica na resolução de algumas questões contemporâneas.

No contexto industrial e empresarial, essa técnica é uma estratégia de redução de impactos ambientais consequentes das atividades de produção.

Sendo uma alternativa apropriada, pois trata-se de um processo que gera resultados positivos não apenas para a empresa, mas também para toda a sociedade.

Além disso, a adesão à técnica da compostagem por empresas pode ser vantajosa pelos seguintes pontos:

  • Posicionamento relevante e responsabilidade socioambiental
  • Isenção de corresponsabilidade ambiental:
  • Alternativa para geração de renda

Sua utilização se faz cada vez mais comum para que as organizações evoluam e busquem o menor impacto ambiental possível.

Assim, investir em processos diferenciados é uma garantia de que sua empresa irá perpetuar no mercado de maneira responsável e comprometida.

Sua empresa já tem alternativas de reciclagem de resíduos através da compostagem?

 

Procure fornecedores sustentáveis

Já parou para pensar que sua organização pode estar se preocupando com a sustentabilidade empresarial, mas o seu fornecedor não?

Imagina que péssimo para a empresa ter que lidar com esse tipo de situação, de se preocupar e querer o melhor para o planeta, mas quem te vende os produtos está nem aí.

Para que isso não aconteça, busque fornecedores que se preocupem com a sustentabilidade empresarial, pois essas mudanças vão fazer com que o mundo se torne cada vez melhor.

Se permitirmos que as organizações continuem não se importando com essa causa, o problema com resíduos sólidos permanecerá muito grande.

Para gerar consciência sustentável nas outras empresas, procure esses fornecedores sustentáveis, pois a concorrência irá correr atrás para se inovar e se adequar a uma mudança mais saudável para a melhora na saúde pública e ambiental. E o seu empreendimento, vai ficar para trás da concorrência?

 

Esteja de acordo com a lei e elabore o seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Fazer um PGRS significa muito mais segurança e confiança de que o trabalho e o cuidado com o meio ambiente será feito pela sua empresa. Pensando nisso, convido você a dar uma olhada mais a fundo em nosso sistema clicando aqui. Elabore seu PGRS totalmente online, de forma prática, rápida e esteja em total conformidade com as legislações ambientais!

Você pode se interessar também pelo artigo “Como elaborar o seu PGRS online? 10 passos para elaborar hoje mesmo.

Acesse nossas redes sociais e fique por dentro de muitas dicas diárias e sustentáveis para o seu empreendimento!

PGRS Digital

Um produto Instituto Gestão Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *